terça-feira, 26 de abril de 2011

Toda a história: Falcao já roubou um título ao Villarreal



Avançado do F.C. Porto brilhou no torneio juvenil do clube espanhol
Por Vítor Hugo Alvarenga

Radamel Falcao tem motivos para sorrir antes do duplo confronto entre F.C. Porto e Villarreal, nas meias-finais da Liga Europa. O avançado colombiano guarda boas recordações de um embate com o Submarino Amarelo em 2001.

Recém-chegado ao River Plate, o jogador ajudou a equipa argentina a conquistar um torneio juvenil, marcando um golo na final frente ao Villarreal.

Foi o seu primeiro título no clube. Falcao revelou parte da história no Twitter, nesta segunda-feira. O Maisfutebol conta-lhe o resto.

O melhor goleador da Liga Europa não explicou, por exemplo, que a prova foi organizada pelo próprio Villarreal e disputada na cidade que o F.C. Porto vai visitar na segunda-mão das meias-finais.

A Taça que Falcao segura na fotografia foi atribuída no Torneo Internacional Juvenil do Villarreal Club de Futbol, em 2001.

Falcao antes de Messi

Era a segunda edição da prova que reúne algumas das principais equipas do Mundo. O F.C. Porto já participou na competição.

A equipa da casa venceu no primeiro ano mas foi surpreendida pelo River de Falcao doze meses depois. O colombiano marcou e os argentinos venceram por 3-1. O Barcelona, com Leo Messi, Gerard Piqué e Cesc Fàbregas levantou o troféu na edição seguinte.

Foi um ano especial para Falcao, decisivo na carreira do goleador colombiano. Estreou-se na segunda divisão do seu país com apenas 13 anos, ao serviço do Fair-Play. Passou ainda pelo Milionários, a sua equipa do coração.

Recomendado por Silvano Espíndola, foi ao River Plate para um período de experiência e já não voltou. Para a história desse ano dourado de 2001, fica ainda a maior frustração do árbitro Héctor Baldassi, o mesmo do Portugal-Espanha no Mundial de 2010.

A bola que entrou mas não valeu

Baldassi cometeu o maior erro da carreira, assume o próprio, num lance com Falcao: «Recordo-me sempre do golo de Radamel Falcao Garcia. A rede cedeu, a bola foi para a bancada e marquei pontapé de baliza.»

«Foi no Sul-Americano de sub-17, em Março de 2001. Jogavam Brasil e Colômbia. Com trinta segundos de jogo, a bola entrou no meio da baliza, a rede foi-se e para mim era pontapé de baliza. Foi um golaço, mas não o vi. O pobre avançado só me dizia: juíz, fui golo...», recorda Baldassi.

A Colômbia foi goleada por 4-0 e terminou no terceiro lugar do grupo. Ficou pelo caminho, mas Falcao já estava na órbita do River Plate. Delém, brasileiro radicado na Argentina, trabalhou o colombiano nas camadas jovens do clube. Faleceu em 2007.

Surpreendido pelo Vitória de Hulk

Para Radamel Falcao, aquele título em Villarreal foi mesmo a única conquista colectiva de um ano marcado pela mudança para a Argentina, sem a família, desorientado mas confiante no futuro. Antes, com 11 anos, estivera no Ajax. Os pais não aprovaram a mudança para o Velho Continente.

No Verão de 2001, regressou à Europa pela segunda vez, agora para a Nike Premier Cup. O seu River Plate caiu na final frente ao Esporte Clube Vitória, da Bahia, o emblema que revelou Hulk. Os argentinos venceram o Real Madrid nas meias-finais (1-0) mas foram surpreendidos no jogo decisivo (1-2), em Berlim.

O resto é história conhecida. Sorriu em Villarreal com 15 anos, estreou-se na equipa principal do River em 2005 e vai reencontrar o Submarino Amarelo uma década após o primeiro título, desejando que isso seja um bom prenúncio para o F.C. Porto.

Sem comentários:

Enviar um comentário