quinta-feira, 28 de abril de 2011

Carreira do SC Braga na Europa destacada pelo Wall Street Journal



Por Redacção

O conceituado Wall Street Journal destaca na sua edição de hoje a carreira do SC Braga nas competições europeias, comparando o percurso dos minhotos à história da Cinderela.

O artigo percorre a história dos bracarenses, elogiando o consulado de António Salvador, com quem o clube conheceu um «ascensão meteórica».

O sucesso do Braga, lê-se, deve-se «em grande parte a uma estratégia de recrutamento executada por Salvador, que lhe tem permitido conseguir bons jogadores e lucrar depois com as transferências efectuadas».

O Estádio AXA, de «tirar o fôlego», é também apontado como um dos segredos do êxito minhoto.

«O SC Braga também aproveitou a singularidade de um estádio cujas bancadas correm apenas ao longo das laterais. Atrás de uma baliza encontra a parede da pedreira, do outro lado tem-se a vista panorâmica da cidade à distância. Assim, os jogos em Braga são diferentes de qualquer outro sítio. Arsenal, Sevilha, Liverpool, Celtic, Dínamo Kiev e Partizan perderam todos no estádio do Braga esta temporada. E nenhum deles conseguiu fazer sequer um golo. ‘É diferente de qualquer outro estádio do mundo", disse Tiago, do Atlético de Madrid», diz o artigo.

O Wall Street Journal, que fala em «jogadores de carácter num clube onde não há espaço para preguiçosos», também não esquece Domingos Paciência, um treinador com escola e que incute nos jogadores valores antigos, disciplina e camaradagem.

A final de Dublin é um sonho para a grande surpresa das meias-finais de Liga Europa, que ainda assim, refere o Wall Street Journal, terá de escalar uma montanha para vencer o Benfica, também considerado uma surpresa numa fase que não atingia há mais de duas décadas. O artigo recorda que os bracarenses não derrotam o Benfica em Lisboa há mais de 50 anos e diz, numa espécie de ironia, que a um autogolo como o que colocou a equipa nas meias-finais — referência a Vukojevic, que em Kiev igualou a partida — não acontece sempre.

O artigo termina com uma declaração de Padraig Amond, o avançado irlandês que joga no Paços de Ferreira.

«O Braga não é o favorito mas tem causado tantas surpresas na Liga Europa, batendo o Liverpool e o Dínamo de Kiev, que não me surpreenderia se causasse mais um choque e chegasse à final», declarou Amond ao Wall Street Journal.

Sem comentários:

Enviar um comentário