quarta-feira, 20 de abril de 2011

F.C. Porto: quarta vitória por dois de diferença na Luz


Feito raro dos «dragões»
Por Redacção com JTF

O FC Porto venceu pela quarta vez na Luz por mais de um golo de diferença.

O Benfica tinha uma vantagem de 2-0, o que obrigava o F.C. Porto a, pelo menos, igualar, para conseguir o prolongamento. Só por uma vez os azuis e brancos tinham vencido por 2-0 na Luz: precisamente há 60 anos, com dois golos de Monteiro da Costa.

De então para cá, os triunfos na casa do rival tornaram-se mais frequentes, mas, quase sempre, com um dado em comum: eram magros. Ainda na última visita à Luz, que deu o título, o F.C. Porto ganhou por 2-1, por exemplo.

Ao todo, são agora 18 os triunfos portistas no «ninho da águia», em toda a sua história. Nos últimos 15 anos, só por seis vezes os nortenhos tinham festejado (sete, agora), mas só por uma com um resultado que permitiria, a repetir-se, levar os dragões ao Jamor. Foi em 1996, no famoso jogo da Supertaça. Os dragões de António Oliveira golearam por 5-0, com Edmilson, Artur, Jorge Costa, Wetl e Drulovic a fazerem a festa

A Supertaça, de resto, parece ser o palco ideal para os triunfos mais expressivos sobre o Benfica. Para além desse jogo de há 15 anos, também da edição de 1987, algum tempo antes de se sagrar campeão europeu, o F.C. Porto de Artur Jorge conseguiu um gordo triunfo: 4-2. Foi uma das muitas noites de brilho de Paulo Futre, que fez dois golos para os dragões. Madjer e Fernando Gomes também marcaram. Os golos do Benfica foram apontados por Dito e Diamantino.

A vitória desta noite, na Luz, por dois golos permite ao FC Porto aceder à quarta final consecutiva da Taça de Portugal.

Sem comentários:

Enviar um comentário