sexta-feira, 29 de abril de 2011

Um Planeta Inteiro a Falar do FC Porto


Por Redacção

Radamel Falcao Garcia virou lenda depois do «poker» ao Villarreal. Na Europa, mas também na América do Sul. E não apenas na sua Colômbi natal. O avançado do F.C. Porto faz manchete na Argentina também, onde o jornal «Olé» lhe chama nada menos que «Messi colombiano».

Falcao quer recorde: o de Cataklinsmann, lembra-se?

«É uma noite que nunca vou esquecer», disse Falcao, que falou à rádio Antena 2, no seu país, e até respondeu a perguntas dos ouvintes. Quanto aos elogios, evita a referência a Messi, mas agradece o reconhecimento da Argentina, ele que jogou no River Plate: «Deixa-me muito alegre. Foi na Argentina que acabaram de me formar, aprendi lá muito de que sei. Agrada-me que nesse país me reconheçam, sem ser argentino. É uma ajuda, um impulso para o futebol colombiano, porque tem grandes talentos.»

Nesta longa conversa, Falcao defende também a qualidade do F.C. Porto, quando lhe perguntam se é o clube com que sonhou. «Acho que as pessoas menosprezam um pouco o F.C. Porto e a Liga portuguesa. Este é um clube que ganhou a Taça UEFA em 2003, a Liga dos Campeões em 2004, que ganhou muitos títulos em Portugal», explica: «Na Liga Europa, três dos quatro semifinalistas são portugueses. A Liga não é tão má como isso.»

«É um clube onde há muito bons jogadores, a grande maioria de selecção, têm um grande nível futebolístico, o que facilita o desenvolvimento. Estou muito contente, as pessoas gostam muito de mim, se conseguir marcar uma era, não era fácil, tinha que substituir Lisandro Lopez, que fez muito golos, em menos dois anos já o consegui», prossegue.

A seguir, Falcao rejeita a ideia de que a equipa jogue para si e destaca o grupo do F.C. Porto: «O futebol é um jogo de equipa. Se cada uma das peças faz bem o seu trabalho, as outras vão fazer o mesmo e vai haver resultados. Tenho que estar certeiro e fazer o meu trabalho. O funcionamento do grupo facilita que os resultados apareçam.»

Pelo meio, ainda uma homenagem ao pai. Diz Falcao que os seus dotes de cabeceador, apesar de não ser um jogador alto, os deve a Radamel pai, que foi defesa de clubes como Santa Fe, Unión Atlético Táchira: «Trabalhei isso desde muito pequeno. O meu pai foi um grande cabeceador e ensinou-me muito em miúdo. A seguir aperfeiçoei com a prática, nos treinos. Depois, estive num clube onde se ensina muitas situações de golo, muitos centros, muitos diferentes tipos de situações.»

A Antena 2 cita o senhor Radamel a confirmar isso mesmo: «Dava-lhe muitos conselhos sobre como jogar de cabeça em criança, mesmo quando estava no River corrigia-o e ensinava-o.»

Sem comentários:

Enviar um comentário