segunda-feira, 18 de abril de 2011

F.C. Porto sabe ganhar na Luz, mas raramente por dois

Só por três vezes dragões ganharam por mais de um golo de diferença
Por Redacção com JTF

O momento de forma da equipa do F.C. Porto e os números na presente temporada dão aos dragões a fé que a história lhes tira. A equipa de André Villas-Boas tem pela frente uma missão que só por três vezes, em toda a sua história, o F.C. Porto conseguiu: ganhar na Luz por mais de um golo de diferença.

Sabe quantas vezes o F.C. Porto ganhou na Luz?

O Benfica traz uma vantagem de 2-0 que obriga o F.C. Porto a, pelo menos, igualar, para conseguir o prolongamento. Só por uma vez os azuis e brancos ganharam 2-0 na Luz, precisamente há 60 anos, com dois golos de Monteiro da Costa.

De então para cá, os triunfos na casa do rival tornaram-se mais frequentes, mas, quase sempre, com um dado em comum: eram magros. Ainda na última visita à Luz, que deu o título, o F.C. Porto ganhou por 2-1, por exemplo.

Ao todo, são 17 os triunfos portistas no «ninho da águia», em toda a sua história. Nos últimos 15 anos, por seis vezes foram os nortenhos a festejar, mas só por uma com um resultado que permitiria, a repetir-se, levar os dragões ao Jamor. Foi em 1996, no famoso jogo da Supertaça. Os dragões de António Oliveira golearam por 5-0, com Edmilson, Artur, Jorge Costa, Wetl e Drulovic a fazerem a festa

A Supertaça, de resto, parece ser o palco ideal para os triunfos mais expressivos sobre o Benfica. Para além desse jogo de há 15 anos, também da edição de 1987, algum tempo antes de se sagrar campeão europeu, o F.C. Porto de Artur Jorge conseguiu um gordo triunfo: 4-2. Foi uma das muitas noites de brilho de Paulo Futre, que fez dois golos para os dragões. Madjer e Fernando Gomes também marcaram. Os golos do Benfica foram apontados por Dito e Diamantino.

Será, portanto, com os feitos da Supertaça na cabeça que o F.C. Porto deverá entrar na Luz. Se os repetir, discutirá a Taça de Portugal pelo terceiro ano consecutivo.

Sem comentários:

Enviar um comentário