quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

Real Madrid: e se não for apenas uma noite má?

Por Luís Sobral

Disse Mourinho, depois do 0-5: «Fiquei desiludido porque esperava muito mais. Os jogadores também esperavam jogar muito mais».

Dito por outro treinador, faria sentido. Ia jogar com o Barcelona, não alterou a sua equipa, esperou que ela fosse capaz de contrariar o adversário, até ganhar-lhe. E no final perdeu por 5-0. Dito por Mourinho, é estranho.

Há duas hipóteses. Ou Mourinho de facto se enganou (redondamente...) sobre a capacidade da sua equipa e isso é insólito (também nunca tinha perdido por 0-5). Ou achou que não havia volta a dar depois das primeiras semanas de bom trabalho e tinha de ir a Barcelona jogar «à Real Madrid» ou pelo menos morrer a tentar, como nos filmes de acção.

Claro que a possibilidade de Mourinho perder um jogo existe, a história prova-o. Claro que a possibilidade de Mourinho avaliar mal um adversário existe (mas é coisa rara). Claro que a hipótese de Mourinho avaliar mal os seus jogadores existe, mas não há certeza de que alguém tenha visto acontecer.

Portanto, e salvo melhor opinião, acho que Mourinho sabe perfeitamente o que tem em casa e lá no fundo não acreditou que, pelo menos nesta fase, conseguisse convencer os jogadores, mais os dirigentes e os adetos, de que para parar o Barcelona é preciso, antes de tudo, não ter vergonha. E sofrer muito, mesmo muito.

Nesta altura, quando era líder invicto, fazê-lo seria assumir, logo antes do jogo, a inferioridade do Real Madrid. Assim, deu uma prova de confiança nos seus jogadores e não traiu a história do clube.

A partir de Camp Nou será exactamente como ele quiser. Ou não será nada. Não quero com isto dizer que o treinador português ganhou alguma coisa em Camp Nou. Só acho que, embora perdendo por 5-0, é capaz de não ter perdido tudo.

Claro que posso estar enganado e não ser nada disto, apenas a tradução da superioridade do Barcelona. O jogo confirmou que este é, de facto, o maior desafio da carreira de José Mourinho. Afinal, anda no mesmo campeonato do mais perfeito produto que o futebol viu nos últimos anos, o Barça de Guardiola.

Felizmente para José Mourinho, apesar de viver diarimanete com o Barcelona, só joga duas vezes com os catalães. Por isso, para o Real Madrid o mais importante começa agora. Depois do 5-0, será capaz de provar que Camp Nou foi apenas um dia mau? Por todas as razões, o jogo do próximo sábado, com o Valencia, será um dos mais importantes da carreira de José Mourinho.

Sem comentários:

Enviar um comentário