quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

A MAGIA TEM FIM

F.C. Porto e a herança sublinhada
Recorde de 34 jogos sem perder salienta o excelente momento
Por Luís Sobral

O novo recorde de jogos sem perder é apenas mais uma oportunidade de salientar o excelente momento que o F,C. Porto atravessa. Até porque estamos a falar de partidas disputadas em competições diferentes e em fases distintas.

Mas este número (34 jogos sem perder) é também uma oportunidade para sublinhar a boa herança que André Villas-Boas recebeu de Jesualdo Ferreira. Jogadores de qualidade, uma organização, regras claras e até dinheiro para gastar.

Foi neste banco que o jovem treinador do F.C. Porto se sentou quando 2010/11 começou. Não quero com isto dizer que o trabalho realizado desde então é simples. Nem pouco mais ou menos. Significa apenas que André Villas-Boas não foi obrigado a enfrentar uma clube e uma equipa necessitados de uma revolução. Bem pelo contrário.

Até pro ser verdade, ficou bem a André Villas-Boas lembrar a boa herança que recebeu de Jesualdo Ferreira. Uma declaração que fica bem ao técnico portista e demonstra humildade.

Villas-Boas bateu um recorde de Mourinho que... «era mágico»
F.C. Porto-Juv. Évora, 4-0 (reportagem)
Por Sérgio Pereira

Este sábado trouxe um novo máximo ao F.C. Porto: a partir de agora o recorde a bater é, até ver, de 34 jogos de invencibilidade. Mérito de André Villas-Boas e Jesualdo Ferreira que, juntos, conseguiram fazer melhor que tinha feito José Mourinho em 2004. André Villas-Boas fez questão, aliás, de lembrar o antecessor na hora de celebrar. «Este recorde deve-se em muito a Jesualdo Ferreira e ao que ele deixou aqui», disse.

Para trás fica o máximo estabelecido por José Mourinho entre 5 de Outubro de 2003 e 28 de Março de 2004: um total de 33 jogos sem perder. Jesualdo Ferreira somou dez vitórias consecutivas na parte final da última época, Villas-Boas acrescentou-lhe 21 vitórias e três empates, pelo que aí está o novo máximo. «São 34 jogos sem conhecer o sabor da derrota e essa é uma marca que nos orgulha», referiu André Villas-Boas.

«Todos os jogadores estiveram à altura das exigências. Todos se empenharam e temos orgulho no percurso que estamos a fazer. A série anterior é uma série mágica, conseguida pelo José Mourinho, esta também é mágica, claro, mas não nos chega. Nós queremos continuar sem perder, mas queremos sobretudo conseguir juntar a esta marca bonita títulos para o clube», sublinhou o técnico após o triunfo sobre o Juv. Évora.

«Foi um jogo conseguido, podia ter havido mais golos porque fizemos muitos remates à baliza. O Juv. Évora mostrou-se bem organizado, conseguiu sair bem em posse de bola, mas o F.C. Porto foi superior, criou muitas oportunidades e podia ter feito um resultado mais volumoso. Nesta altura faltam dois jogos para alcançarmos o objectivo definido de chegarmos ao final do ano sem derrotas e vamos atrás dele», finalizou o técnico.

Sem comentários:

Enviar um comentário