terça-feira, 7 de dezembro de 2010

Falcao: três em um

Um ponta-de-lança para todo o terreno
Por Luís Sobral

Os três golos da Áustria sintetizam o que é Falcao, o ponta-de-lança do F.C. Porto.

1. No primeiro, há um momento decisivo. Depois de passar o defesa, quando entra na área, o colombiano perde de repente o enquadramento desejado com a bola. O guarda-redes está a sair, é preciso decidir naquele instante e Falcao acaba por fazer um remate em esforço, improvisando ali uma solução. É uma das suas características técnicas, ser pouco clássico nas formas que encontra, em circunstâncias de aperto, para finalizar.

2. O segundo golo dá-nos a outra dimensão de Falcao: intuição e velocidade de reacção na área. No instante do cruzamento de Hulk, o defesa continua a sua trajectória rumo à baliza. O colombiano até começa esta história atrás do austríaco, mas sente que o guarda-redes pode não ser capaz de agarrar a bola e na respiração seguinte já está a festejar.

3. O último golo é o melhor. O movimento é óptimo, mas o que define é a maneira como o colombiano, no fim de um jogo disputado na neve, tem a frieza para «picar» a bola sobre o guarda-redes. O futebol está sempre a ensinar-nos que ter técnica não é fintar dez adversários em poucos metros, mas sim descobrir a chave do problema quando ele se põe. Até porque muitas vezes só existe uma forma de fazer bem e encontrá-la faz toda a diferença. Como neste admirável golo.

Se pensarmos nas qualidades que fazem um grande ponta-de-lança, provavelmente Falcao não aparecerá no top 10 em nenhuma delas. Mas o conjunto é muito forte, até porque o colombiano não tem propriamente um ponto fraco.

Sem comentários:

Enviar um comentário