
Portugal à beira de um feito difícil de atingir
Por Redacção
Só quatro países colocaram três clubes nas meias-finais de uma competição europeia, algo que Portugal está perto de conseguir esta temporada, na Liga Europa.
Quatro países, nove ocasiões.
A primeira vez que tal sucedeu foi na longínqua temporada de 1978/79, com os emblemas alemães Herta, Duisburgo e Borussia Mönchengladbach. Venceu este último, numa final renhida com o Estrela Vermalha, da Jugoslávia. Foi na Taça UEFA, nessa altura ainda só o campeão ia à Taça dos Campeões e o vencedor da Taça à Taça das Taças.
A Alemanha repetiu o feito em 1979/80, indo até um pouco mais longe: todas as equipas que chegaram às meias-finais da Tça UEFA eram alemãs! Um recorde que mais ninguém igualou. Em 1988/89, outra vez três clubes alemães, mas um deles de Leste, o Dinamo Dresden.
Com a mudança de modelo na Liga dos Campeões, passou a ser possível ver meias-finais com clubes do mesmo país. O primeiro a consegui-lo foi a Espanha, em Real Madrid, Barcelona e Valência. Venceu o Real Madrid.
Em 2002/03 foi a vez de a Itália se juntar ao clube, outra vez na Liga dos Campeões, com Juventus, Milan e Inter.
A época 2006/07 foi especial. Na Liga dos Campeões encontraram-se três ingleses (Chelsea, Manchester United e Liverpool). Enquanto isso, na Liga Europa mandavam os espanhóis, com Osasuna, Sevilha e Espanhol.
Em 2007/08 e 2008/09 houve sempre três clubes ingleses nas meias-finais da Liga dos Campeões.
Ou seja, esta coisa de haver um país que domina as meias-finais das competições europeias parece ser cada vez mais frequente. Bom sinal para Portugal?
Sem comentários:
Enviar um comentário