sexta-feira, 1 de abril de 2011

Godinho Lopes confirmado como novo presidente do Sporting [actualizada]

Confusão em Alvalade: Luís Godinho Lopes foi eleito, presidente do Sporting, após anúncio inicial da vitória de Bruno de Carvalho, cuja lista venceu a eleição para a mesa da Assembleia-Geral. Confrontos marcaram noite eleitoral.
Bruno de Carvalho foi inicialmente anunciado como vencedor das eleições por alguns órgãos de comunicação. No entanto, Lino de Castro disse em conferência de imprensa já perto das 6h da manhã de domingo que Godinho Lopes, o agora presidente eleito, tinha estado sempre na liderança da contagem, com uma vantagem de cerca de 360 votos. (Confira os resultados no final do artigo). A informação que dava conta de pelo menos duas recontagens foi entretanto desmentida.

Na eleição para presidente da mesa da Assembleia-Geral, órgão que representa os sócios, a história foi diferente. Eduardo Barroso, candidato de Bruno de Carvalho, venceu Rogério Alves, da lista de Godinho Lopes.

Os adeptos presentes no estádio, na sua maioria apoiantes da candidatura de Bruno Carvalho, mostraram-se indignados com os resultados para a presidência do clube. E nem com o pedido de calma do seu candidato refrearam os ânimos. Chuva de pedras no exterior do estádio, insultos e cenas de pancadaria entre apoiantes de várias listas incendiaram os ânimos de madrugada.

«Godinho, demite-te já», ouviu-se em Alvalade, ainda antes do anúncio oficial da vitória do candidato. Este esteve por momentos escondido no parque de estacionamento do estádio e só fez um tímido primeiro discurso depois das 6h.

«Foram dias muito intensos. Poderei ter sido demasiado duro em algumas afirmações feitas, mas creio que esses momentos passaram», declarou Godinho Lopes, num acto de contrição pós-eleitoral. «A partir de hoje sou o presidente de todos os sócios. Espero sinceramente merecer a sua confiança. (...) Tenho pena que a lista para a AG não tenha sido eleita. Trabalharei com Eduardo Barroso para que em conjunto possamos ajudar o clube», afirmou.

Bruno de Carvalho anunciou que irá impugnar o processo eleitoral alegando que o processo de contagem de votos «não foi totalmente transparente».

«Nada acabou, acreditem», declarou o candidato aos seus apoiantes.

As urnas de voto foram entretanto seladas e encontram-se guardadas pela polícia para a eventualidade de uma recontagem. Esta sim, a primeira.

Conselho Directivo

Lista A - 36,55% - Presidente: Godinho Lopes
Lista C - 36,15%
Lista D - 16,54%
Lista B - 8,80%
Lista E - 1,95%

Assembleia Geral

Lista C - 38,1% - Presidente: Eduardo Barroso
Lista A - 36,88%
Lista D - 12,52%

Conselho Fiscal

Lista A: 37,64% - Presidente: João Mello Franco
Lista C: 30,84%
Lista D: 13,91%

Conselho Leonino

Lista A 30,74%- Presidente: Eduardo Catroga
Lista B: 19,8%
Lista D: 12,80%

Texto da autoria de: "SOL"

Sem comentários:

Enviar um comentário