domingo, 17 de julho de 2011

Hulk falha Supertaça? Eis o caso Lisandro



Em 2007/08, o argentino jogou a Supertaça, mas falhou arranque da Liga; relatório do árbitro e diligências processuais decisivas
Por Luís Pedro Ferreira

A expulsão de Hulk na Alemanha deixou em alerta adeptos e responsáveis do FC Porto. O internacional brasileiro viu o vermelho por acumulação de amarelos neste sábado frente ao Borussia Monchengladbach e logo veio à memória o caso de Lisandro López, em 2007/08, que pode ajudar a explicar a situação de Hulk.

Naquela época, o argentino foi expulso, com cartão vermelho directo, aos 33 minutos de um particular de pré-época com o Den Bosch. Estávamos em 14 de Julho de 2007. Um mês depois, a 15 de Agosto, e já com a Supertaça perdida para o Sporting (Lisandro foi titular), chegava a notícia do castigo ao argentino, divulgado pelos dragões.

Na altura, a explicação portista, publicada em comunicado, referia que o clube tinha sido notificado, no dia anterior, de que Lisandro tinha sido castigado com um jogo de suspensão e multa de 500 euros e que a «deliberação baseia-se na documentação agora remetida à FPF pela sua congénere holandesa». Ou seja, o relatório do árbitro. É esse o elemento decisivo, em caso de poder ser aplicado um castigo a Hulk.

No entanto, houve interpretações diferentes que levaram à suspensão de Lisandro no primeiro jogo do campeonato de 2007/08. Ao contrário do que acontece neste domingo (Hulk é titular com o Verl), o FC Porto não usou Lisandro no amigável seguinte, com o Genk, a 18 de Julho. No tal comunicado de Agosto, o clube portista acrescentava que «no estrito cumprimento dos regulamentos da FIFA», o FC Porto «suspendeu o atleta no desafio imediatamente a seguir» à expulsão e, por isso, considerava que «a pena deliberada» a Lisandro «estava cumprida».

Ao contrário do FC Porto, a FPF não considerou que a suspensão do argentino estava cumprida, já que a notificação da mesma apenas tinha chegado nessa semana de Agosto. Logo, seria no jogo seguinte à notificação que Lisandro teria de cumprir o castigo.

O agora ponta-de-lança do Lyon foi convocado na mesma para a estreia no campeonato, frente ao Sp. Braga, fora de portas. No entanto, a interpretação da federação manteve-se e o argentino não pôde mesmo jogar frente aos minhotos, num encontro que os dragões venceram por 2-1. Na altura, o FC Porto criticou o facto de a deliberação do Conselho de Disciplina da FPF ter sido tomada a 3 de Agosto, mas de o clube só ter sido notificado a 14 de Agosto de 2007.

Em resumo, a haver um castigo a Hulk, não é líquido que seja na Supertaça com o V. Guimarães. Essa eventual suspensão, e a data em que é cumprida, pode não só depender do conteúdo do relatório do árbitro, como também da rapidez com que as diligências processuais são efectuadas a nível de federações.

Sem comentários:

Enviar um comentário