quinta-feira, 7 de julho de 2011

Bolívia: falar português foi arma contra Argentina



Edivaldo e Marcelo Moreno combinavam tudo em português para baralhar os argentinos. E prometem repetir...
Por Redacção com JTF

A selecção boliviana está na ribalta desde que, na última sexta-feira, arrancou um empate a um golo, frente à Argentina, no arranque da Copa América. Edivaldo Bolívia, jogador da Naval, foi o herói do jogo, ao marcar o golo da sua equipa, mas, ao que parece, não foi só o avançado dos figueirenses o único ponto de contacto de Portugal com a Bolívia. A língua também ajudou.

«Falávamos rápido, em português, para confundir a defesa deles. Eu via que eles não entendiam», contou Marcelo Moreno, o avançado que fez dupla com Edivaldo no ataque da Bolívia.

Se para Edivaldo falar português é normal, não só por jogar em solo lusitano há quatro anos, mas também por ter nacionalidade brasileira, o conhecimento do companheiro explica-se por ter morado quatro anos no Brasil, quando jogou no Vitória e no Cruzeiro.

A Bolívia promete repetir a táctica nos próximos jogos, até porque só o Brasil tem uma língua diferente daquela que domina na Copa América: o espanhol, falado por todos os outros países. A Bolívia está no grupo A e vai enfrentar, agora, a Costa Rica. Depois segue-se a Colômbia. Será que a táctica vai resultar neste último caso ou Falcao e Guarín podem dar umas «aulas» de português aos companheiros?

Sem comentários:

Enviar um comentário