sexta-feira, 10 de junho de 2011

Inglaterra tem a maior liga de futebol, Portugal é nono



Campeonato português registou um proveito total de 316 milhões de euros, cerca de oito vezes menos que a Inglaterra. Clubes portugueses gastam muito acima do que deviam em salários
Por Sérgio Pereira

A liga portuguesa é a nona maior da Europa: gerou na época 2009/10 receitas de 316 milhões de euros. No primeiro lugar continua a liga inglesa, que chegou aos 2,5 mil milhões de euros (oito vezes mais do que a portuguesa, portanto, para um universo de cinco vezes mais habitantes: 50 milhões contra 10).

Os dados são de um estudo da Deloitte e indicam que se segue a liga alemã, com 1,64 mil milhões de euros de receitas e a média de espectadores mais alta: 42.700 pessoas por jogo. A liga espanhola teve receitas de 1,62 milhões de euros, sendo que 52 por cento é somado por Barcelona e Real Madrid.

Segue-se na lista das maiores liga do futebol europeu a italiana (1,53 mil milhões de euros de receitas). O top cinco é fechado com a liga francesa (1,07 mil milhões de euros). Fora dos cinco grandes, e a grande distância, estão a liga holandesa (420 milhões), a turca (378 milhões) e a russa (368 milhões).

A liga portuguesa aparece por isso em nono lugar, com 316 milhões de euros de receitas, registando um aumento de cinco por cento relativamente ao ano anterior. De destacar que o mercado português é quase metade do mercado acima (neste caso o holandês, com 18 milhões de consumidores).

Refira-se ainda que Portugal surge na frente da lista de custos com pessoal. Os clubes nacionais gastaram 68 por cento de tudo o que ganham em salários (o mesmo de Inglaterra), sendo ultrapassados por Itália: 77 por cento. A liga alemã gastou 54 por cento e é a que tem um rácio salários/receitas mais baixo.

O F.C. Porto é o clube que mais gastou em salários, com 39,3 milhões de euros (40 por cento dos proveitos totais), seguido pelo Benfica: 38,3 milhões de euros (42,8 por cento). O Sporting gastou 23,3 milhões (60 por cento), enquanto o Sp. Braga surge em quarto: 11 milhões (51 por cento).

Refira-se que a situação mais preocupante é a do Sporting, mas também o Sp. Braga gasta acima dos 50 por cento de tecto recomendado pela UEFA. De resto, o peso da massa salarial aumentou praticamente em todas as ligas, o que é alarmante nas vésperas da aplicação do princípio de fair-play financeiro.

O mercado de futebol, numa fase de recessão, cresceu quatro por cento na época 2009/10, o que equivale a 600 milhões de euros. As cinco principais ligas, porém, cresceram acima desse número, registando as cinco um crescimento de 8,4 mil milhões. Para esse facto muito contribuiu os direitos televisivos.

Inglaterra, Alemanha, Espanha, Itália e França registaram um aumento de sete por cento em receitas televisivas, o que equivale a um aumento de 300 milhões euros para um total de 4 mil milhões. As ligas inglesa, italiana e francesa recebem aliás mais de metade dos ganhos em direitos de tv.

A Alemanha é a que tem maior assistência nos estádios, com uma média de 42 700 espectadores por jogo, seguida pela Inglaterra com 35 400. Estas duas ligas afirmam-se como as mais sólidas, sendo a inglesa a que deu maior lucro e a alemã a segunda, apesar de ter o maior mercado de consumidores.

Sem comentários:

Enviar um comentário