sábado, 28 de maio de 2011

Júlio César: a História da Transferência



Benfica pagou um milhão de euros; na altura os responsáveis do Belenenses disseram que o clube fazia um encaixe de 500 mil
Por Redacção com LS

O Benfica pagou um milhão de euros por Júlio César, apurou o Maisfutebol. Os responsáveis do Belenenses afirmaram na altura que o clube encaixava 500 mil euros com o negócio.

De acordo com informações recolhidas esta quinta-feira pelo Maisfutebol, o pagamento foi feito pela SAD do Benfica directamente à SAD do Belenenses. Um cheque, no valor da primeira prestação, e letras referentes às restantes prestações. Além disso, o clube da Luz terá pago, também em cheque, o IVA referente à transacção.

O negócio foi intermediado por uma empresa, a quem o Benfica pagou uma comissão. O valor foi registado no investimento feito pelos «encarnados» no jogador.

A transferência de Júlio César do Belenenses para o Benfica foi oficializada a 31 de Julho de 2009, no site dos «encarnados», mas não teve direito a comunicado na CMVM (Comissão do Mercados dos Valores Mobiliários). De resto, o comunicado só é obrigatório quando se trata de factos relevantes e esta operação, como outras, não se enquadrava nessa categoria.

Além do dinheiro pago ao Belenenses, o Benfica emprestou ainda aos «azuis» do Restelo o médio brasileiro Felipe Bastos.

A Polícia Judiciária esteve esta quarta-feira na SAD do Benfica a ver a documentação do processo de transferência de Júlio César.

Encaixe de 500 mil euros para o Belenenses

Viana da Carvalho, na altura presidente do Belenenses, chegou a afirmar o seguinte, em declarações à RDP1: «Chegámos a acordo com o Benfica há algumas horas. O Belenenses faz um encaixe de 500 mil euros e não fica com nenhuma parte do passe».

Esta quinta-feira, em declarações à TVI, Viana de Carvalho afirmou que «o Belenenses não tinha a totalidade do passe». Tal como Maisfutebol apurou, o valor recebido do Benfica foi «um milhão de euros». Na prática, disse, «o Benfica pagou tudo ao Belenenses e o Belenenses distribuiu pela entidade, era um fundo. As pessoas também ficaram com uma parte».

O que está no Relatório e Contas do Benfica

No Relatório e Contas do Benfica para 2009/10 existem diversas referências ao guarda-redes, mas apenas uma ligada a valores.

No documento, na rubrica «Fornecedores Imobilizado, títulos a pagar», aparece registado um valor em dívida ao Belenenses. Numa nota, explica-se que se trata da «aquisição dos direitos do atleta Júlio César».

A 30 de Junho de 2009 aparece um valor de cerca de 416 mil euros; a 30 de Junho de 2010 esse valor é de apenas 41,667 mil euros.

Segundo informação recolhida entretanto pelo Maisfutebol, a verba de 416 mil euros diz respeito não a Júlio César, mas ainda à transferência de Ruben Amorim, até porque o negócio de Júlio César só ficou fechado depois de 30 de Junho de 2009.

A verba de 41,667 corresponde à dívida a 30 de Junho de 2010 e diz respeito a uma prestação referente à aquisição do guarda-redes que apenas venceu em Julho de 2010.

Júlio César assinou com o Benfica por cinco temporadas.

Sem comentários:

Enviar um comentário