sábado, 28 de maio de 2011

FC Porto, 69 - Benfica, 68. É a pronúncia do Norte



O FCP já é o clube português com mais títulos depois de uma tarde em que até ultrapassou o Sporting em Taças de Portugal (16-15) e dobradinhas (7-6)

Era uma vez... Vamos passar a parte do Lobo Mau (vocês sabem muito de quem é que estamos a falar) e de todas essas personagens dos contos que começam da mesma maneira. Vamos, isso sim, directos ao assunto, à história do FC Porto, o clube que já é o maior de Portugal. Não em adeptos, mas em títulos: 69-68 sobre o Benfica - o Sporting está "ligeiramente" atrás, com 45.

Lino; Júlio Cardoso e Artur Augusto; Mota, Carneiro e Floriano; J. Brito, Balbino, Alexandre Cal, Tavares Bastos e João Nunes. Este é o onze do FC Porto que ganha 3-1 ao Sporting na finalíssima do Campeonato de Portugal (entre os campeões dos regionais de Lisboa e Portugal), no Estádio do Bessa, a 18 de Junho de 1922. O FC Porto de 1921-22 é também a primeira equipa que levanta um troféu nacional, antes de Sporting (1923) e Benfica (1930). Estamos perante uma equipa histórica, que o tempo nunca apagará. O primeiro, seja qual for o item, é sempre importante.

Obviamente que o aparecimento do Sporting dos Cinco Violinos e do Benfica de Eusébio, entre os 40''s e os 70''s, reduzem o FC Porto ao poder regional mas a partir dos anos 80 dá-se a nortada, um movimento que ainda está no ar, a comprovar pelos quatro títulos de 2010-11 (Supertaça, Campeonato, Liga Europa e Taça de Portugal), que só tem paralelo em 1987-88 (Supertaça Europeia, Taça Intercontinental, Campeonato e Taça de Portugal).

Com o póquer de 2010-11, o FC Porto chega aos 69 títulos e ultrapassa o Benfica. Quem imaginaria isto há uma dúzia de anos? Ou mesmo em Agosto de 2010? Poucos. Ou ninguém. Nem o Lobo Mau.

O incrível não é a equipa de Villas-Boas levantar quatro canecos, um deles europeu, nos últimos nove meses. O incrível não é Hulk marcar um golo de canto directo. O incrível não é Beto defender mais um penálti do Vitória (depois de Hugo Leal, do Setúbal, agora Edgar, do Guimarães). O incrível é o FC Porto ganhar sempre um título desde a época 1989-90, numa altura em que a classificação dos três grandes era Benfica (56), Sporting (34) e FC Porto (27) - a última época em que os portistas nada ganham remonta a 1988-89 (segundos classificados na Liga, eliminados na Taça pelo Belenenses nos oitavos-de-final, finalista vencido da Supertaça nacional, batidos pelo Vitória Guimarães, e humilhados pelo PSV Eindhoven na 2.ª ronda da Taça dos Campeões com 0-5 e 2-0)

Outro pormenor revelador da supremacia portista nos últimos anos. Com a tarde de gala no Jamor, o FC Porto ultrapassa o Sporting em Taças de Portugal: 16-15. Quanto a dobradinhas, o FC Porto já colecciona sete. E também aqui ultrapassa o Sporting. Mas está a duas do Benfica. Isso mesmo, o clube com mais adeptos. E também o clube do era uma vez. Era uma vez... tínhamos mais títulos que os outros.

Texto de Rui Miguel Tovar

Sem comentários:

Enviar um comentário