domingo, 29 de maio de 2011

Barcelona: só uma pergunta, quando acaba?

Exibição notável em Londres, na final da Liga dos Campeões, não deu hipótese ao Manchester United
Por Luís Sobral

Não é preciso escrever muito sobre o Barcelona, porque toda a gente sabe o que significa essa palavra, quando aplicada ao futebol.

Este sábado, em Londres, a equipa de Guardiola derrotou sem dificuldade o Manchester United. Jogando bem com a bola e de forma espantosa sempre que não a teve, o que sucedeu durante pouco tempo, como é costume.

O Barcelona tem tudo e por isso é normal que ganhe. Tem alma, tem talento, tem sentido colectivo, tem experiência, tem até o melhor jogador do mundo. Tem porque soube construir cada uma destas coisas. Umas demoraram anos, outras décadas.

Tudo junto, o Barcelona demonstrou que está muito acima de todos os outros. Todos. Pelo que se viu, o Real Madrid é bem capaz de ser a equipa que, hoje, mais perto se coloca. E mesmo assim esse «perto» é um bocado longe, como se viu esta época.

A propósito de uma equipa assim não vale a pena tentar falar em árbitros ou quebras de desportivismo. O Barcelona é bom como poucos alguma vez foram no futebol mundial.

Agora, resta uma pergunta: até quando durará este Barcelona? A resposta ditará a ambição justa para os outros grandes clubes europeus com sede de títulos. Porque enquanto houver este Barça, podem pensar em outras coisas. As vitórias serão catalãs.

Sem comentários:

Enviar um comentário