terça-feira, 31 de maio de 2011

«Barcelona? Aquilo já não é futebol, vai a caminho da ópera...»



Catalães também são reis da Europa ao nível das assistências. Sucesso desportivo iminentemente ligado à afluência de adeptos ao estádio.
Por Francisco Frederico

O Barcelona foi o clube que mais adeptos acolheu durante a última época. Os estudos multiplicam-se mas têm todos um resultado comum: os catalães, reis da Europa nos relvados, também coleccionam recordes ao nível das assistências.

Esta terça-feira, em Aveiro, o IPAM (Instituto Português de Administração de Marketing), divulgou mais um relatório sobre este tema, atribuindo ao clube de Pep Guardiola uma assistência média por jogo acima dos 80 mil espectadores, logo seguido pelo Borússia de Dortmund e Manchester United. «Barcelona? Aquilo já não é futebol, vai a caminho da ópera... Se calhar, para o ano, temos de excluí-los do estudo», comentou, com humor, Daniel Sá, director do IPAM, durante a apresentação do estudo.

O investigador falou ainda da estabilização das assistências médias na Liga portuguesa nos últimos cinco anos, na ordem dos 10 mil espectadores por jogo, deixando conclusões em aberto: «Factualmente, estagnou. Mas isso pode ser visto de duas formas: a malta do futebol está a aguentar-se, pese a crise, ou, então, isto nem com estádios novos e investimento lá vai. O meu palpite? O futebol não está a conseguir chamar novos consumidores.»

As taxas de ocupação também foram visadas pelo IPAM e, neste caso, com valores muito próximos dos 100 por cento, mais uma vez em relação aos últimos cinco anos. O topo da lista é ocupado pelo Schalke 04, Arsenal e um curioso Heracles Amelo, da Holanda. Em relação a este último, a explicação está no pequeno estádio, com capacidade para apenas oito mil pessoas mas constantemente esgotado.

«Os holandeses são muito bons ao nível do planeamento. É por isso que têm seis clubes no top 20 em matéria de ocupação de lugares. O problema, em Portugal, neste caso, não é tanto o facto de os adeptos não irem aos jogos. Os estádios é que são grandes de mais, sobretudo em Leiria, Coimbra e Aveiro», referiu Daniel Sá, que garante: «Queremos ajudar os clubes a atrair mais público. Como? Com mais marketing as coisas resolvem-se e o futebol melhora.»

Dortmund, um caso de sucesso

O evento contou ainda com responsáveis pelo marketing do F.C. Porto e do Dortmund, que revelaram algumas estratégias seguidas nos respectivos clubes, ambos campeões nacionais na última temporada, algo que foi enfatizado como mola impulsionadora para atingir o sucesso ao nível das assistências.

«Segredo? Claro que agora que somos campeões é mais fácil falar. Felizmente, fui convidado a vir a Aveiro antes disso [risos]. Mas basicamente não há segredos: sou uma espécie de mordomo, tenho a chave do estádio, só tenho de abrir a porta e o pessoal aparece», referiu, de forma desassombrada, Carsten Cramer, director de marketing do Borrússia, verdadeiro caso de estudo nesta matéria nos últimos anos.

Presente esteve também Diamantino Nunes, administrador da Sportis, que falou do êxito do World Bike Tour.

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